Mantenha o foco nas áreas principais da sua atividade e utilize os dados que os reportes da contabilidade lhe proporcionam
Todos somos gestores! Uns melhores que outros, claro. Mas, no quotidiano das nossas vidas todos temos de tomar decisões de gestão que nos afetam a nós diretamente e aos que connosco partilham as diversas “viagens” em que estamos envolvidos.
Há muitos indicadores de performance que são uma ajuda essencial para a tomada de decisão fundamentada, uns que se utilizam de uma forma geral, independentemente do setor de atividade, e outros que são específicos do setor de atividade em que cada empresa desenvolve o seu negócio.
Abordaremos hoje uma das áreas em nosso entender muito importante:
Vendas
- Mantem um registo atualizado das suas vendas e dos diversos canais de venda da sua empresa?
- Quais são as fontes origem das suas vendas?
- Quais os produtos ou serviços com maior peso nos seus resultados e qual tem sido a evolução nos últimos dois anos?
- Mantem atualizada uma análise às margens brutas conseguidas com as vendas dos seus produtos ou serviços?
- Os seus investimentos em vendas estão centrados nos produtos ou serviços com maior retorno?
- As suas vendas são sazonais? Quais as implicações nos seus stocks?
- Qual é o peso das suas vendas a crédito versus as vendas a pronto?
Estes são alguns exemplos de questões às quais deve ser capaz de responder. Uma análise detalhada aos seus resultados de vendas pode ajudá-lo a fazer correções, quer ao nível dos investimentos quer ao nível das margens geradas pelos seus produtos ou serviços.