Na grande maioria das situações, a venda só se considera realizada após boa cobrança. As entradas em dinheiro resultantes das vendas da sua empresa são o “combustível” necessário para a sobrevivência. Garantir que você recebe dos seus clientes dentro do prazo, é muito importante. Com a ajuda da sua empresa de contabilidade, implemente o processo que garanta o acompanhamento dos saldos devedores dos seus clientes. Nunca se amedronte na hora de pedir o cumprimento pelos seus clientes dos termos acordados, garantindo a cobrança atempada das suas vendas a crédito.
Partilhamos hoje algumas ideias que o podem ajudar:
– Fature atempadamente. Faturar na hora em que a venda do seu produto ou serviço é realizada é fundamental neste processo. Há muitas micro, pequenas e médias empresas que, infelizmente, esperam demasiado tempo para faturar após a venda ter sido realizada. Desta forma são desde logo os principais responsáveis pelos atrasos nos recebimentos.
– Reveja regularmente os saldos das contas dos seus clientes, com informação atualizada, para que, em caso de necessidade, seja capaz de alertar os seus clientes para eventuais atrasos nos pagamentos.
– Não tenha qualquer receio de pedir aos seus clientes, àqueles que se atrasaram no pagamento, a liquidação da fatura ou das faturas em dívida. A sua empresa não é uma entidade bancária, nem vive de créditos aos seus clientes, não tendo por isso a finalidade de financiar os seus clientes. Você tem também os seus compromissos e tem de pagar as suas contas, os produtos que comprou aos seus fornecedores ou as pessoas a quem paga salários todos os meses para que prestem os serviços que vende.
Nunca deixe os pagamentos dos seus clientes atrasarem para além dos prazos acordados
– Não tenha qualquer receio de pedir aos seus clientes, àqueles que se atrasaram no pagamento, a liquidação da fatura ou das faturas em dívida. A sua empresa não é uma entidade bancária, nem vive de créditos aos seus clientes, não tendo por isso a finalidade de financiar os seus clientes. Você tem também os seus compromissos e tem de pagar as suas contas, os produtos que comprou aos seus fornecedores ou as pessoas a quem paga salários todos os meses para que prestem os serviços que vende.
– Nunca deixe que os seus clientes façam do atraso nos pagamentos um hábito que é tolerado pela sua empresa. A sua empresa é prejudicada quando isso acontece e os seus clientes sabem disso, por isso, é com toda a justeza que os pagamentos em divida devem ser exigidos.